
"
NÃO é nossa reação natural. Por quê? Porque, ao dizer
não, você se afirma e ganha autoridade - afinal, se você pode dizer
não, é porque você é alguém. O
não preenche nosso ego, é seu principal alimento, e por isso mesmo nós adoramos dizê-lo. Já a expressão "sim, senhor" faz com que você se sinta inferior, subordinado a alguém, um joão-ninguém.
O
sim é positivo e o
não é negativo. O
não preenche sua individualidade, mas o
sim o ajuda a descobrir seu eu. O
não fortalece sua individualidade, enquanto o
sim a destrói.
Descubra se você pode dizer
sim em uma determinada situaçã. Se não puder, se for mesmo impossível, só então diga
não. Mas nosso método é exatamente o oposto: dizemos
não de cara e só quando é impossível negar, somente então, como se fosse uma derrota, dizemos
sim.
Tente isso algum dia. Prometa a si mesmo que durante 24 horas você tentará responder a tudo com um
sim. Observe como isso é relaxante. Pense em coisas simples: uma criança pede para ir ao cinema, por exemplo. Ela com certeza, irá ao cinema, pois seu
não nada significa. Seu
não, na verdade, funciona como uma atração, um convite. A criança sabe que precisa apenas de um pouco de esforço e insistência para que seu
não se torne um
sim. Assim como você está reforçando sua individualidade, a criança também está reforçando a dela.
Ao tentar de todas as formas possíveis dizer
sim, você sentirá uma grande dificuldade porque perceberá a força do
não. É preciso mudas esse hábito.
O ponto de partida estabelece uma intenção, e dá o tom a todas as coisas, mesmo ao fim. Por isso, só diga
não quando realmente for impossível dizer
sim. Não haverá muita situações para dizer
não se você começar com um
sim. Mas, se começar com um
não, terá poucas chances de dizer
sim.
Pensamento positivo significa pensar de forma solidária - pensar com uma mente que diz
sim."