sábado, 9 de maio de 2009

Sim!


"NÃO é nossa reação natural. Por quê? Porque, ao dizer não, você se afirma e ganha autoridade - afinal, se você pode dizer não, é porque você é alguém. O não preenche nosso ego, é seu principal alimento, e por isso mesmo nós adoramos dizê-lo. Já a expressão "sim, senhor" faz com que você se sinta inferior, subordinado a alguém, um joão-ninguém.

O sim é positivo e o não é negativo. O não preenche sua individualidade, mas o sim o ajuda a descobrir seu eu. O não fortalece sua individualidade, enquanto o sim a destrói.

Descubra se você pode dizer sim em uma determinada situaçã. Se não puder, se for mesmo impossível, só então diga não. Mas nosso método é exatamente o oposto: dizemos não de cara e só quando é impossível negar, somente então, como se fosse uma derrota, dizemos sim.

Tente isso algum dia. Prometa a si mesmo que durante 24 horas você tentará responder a tudo com um sim. Observe como isso é relaxante. Pense em coisas simples: uma criança pede para ir ao cinema, por exemplo. Ela com certeza, irá ao cinema, pois seu não nada significa. Seu não, na verdade, funciona como uma atração, um convite. A criança sabe que precisa apenas de um pouco de esforço e insistência para que seu não se torne um sim. Assim como você está reforçando sua individualidade, a criança também está reforçando a dela.

Ao tentar de todas as formas possíveis dizer sim, você sentirá uma grande dificuldade porque perceberá a força do não. É preciso mudas esse hábito.

O ponto de partida estabelece uma intenção, e dá o tom a todas as coisas, mesmo ao fim. Por isso, só diga não quando realmente for impossível dizer sim. Não haverá muita situações para dizer não se você começar com um sim. Mas, se começar com um não, terá poucas chances de dizer sim.

Pensamento positivo significa pensar de forma solidária - pensar com uma mente que diz sim."

Nenhum comentário: